Yoga é um polvo!

Atualizado: 21 de jun. de 2020

Desde o século dezoito quando um senhor chamado Sr. William Jones (IMG_1) começou a traduzir para o inglês os manuscritos da língua sânscrita, as informações sobre a cultura indiana se espalhou pelo mundo.




E com a disseminação de conteúdo, chegou o estudo do Yoga ao ocidente, porém alguns mestres mais modernos se atêm de forma inadequada valorizando com exclusividade as práticas corporais, deixando de lado os elementos filosóficos do yoga.

E para preencher de forma histórica e filosófica os ensinamentos do yoga a solução é seguir os Sutras de Patanjali, esse senhorzinho foi um filósofo (IMG_2) muito importante do século VI a.C. que descreveu o sistema do yoga.


Esse sistema é óctuplo, significa que o yoga na verdade é um polvo. Patanjali descreve em oito passos que são: Yamas (disciplina externa), Nyamas (disciplina), Asanas (posturas), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (integração).


Dessa forma, entendemos que os Sutras de Pantajali, nosso polvo yogui, é uma disciplina que trabalha com a mente, e que o corpo é apenas uma ferramenta adicional para a prática. E assim temos mais clareza sobre a união da mente, corpo e alma e também o respeito conosco, com o próximo e com o universo.


Normalmente quando se fala em Yoga aqui no Ocidente, as pessoas relacionam as posturas de ponta cabeça e com exercícios corporais. Mas agora você pode relacionar Yoga com o querido Polvo Yogui Janli e lembrar que é composto de oito partes muito importantes!


O Polvo Yogui (IMG_3) foi trazido para o ocidente através de mestres como Yoganada e Sivananda, chegando à América do Sul através de Indra Devi e depois ao Brasil nos anos 40, os pioneiros foram, o Professor Hermógenes e o General Caio Miranda.


Tem um mantra muito lindo “invocação a Pantajanli” que fala assim:


Agradecemos e demonstramos nosso respeito a Patanjali, que nos legou o yoga para a evolução da consciência, a serenidade da mente, o medicamento do corpo, a perfeição da saúde, a pureza da palavra e o autoconhecimento.




Namastê!

Patrícia Sobrinho


#yogakids #yogaparacrianças #yogaparatodos #yogaefilosofiakids #entendoyoga #yogaéumpolvo #yogadepatanjali #yogaoitopassos #yogaparavida

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo