top of page

Você conhece Ganesha?

Atualizado: 19 de out. de 2020

Para descobrir quem é Ganesha, vamos conhecer a Divina Trindade Hindu que é composta por três importantes deuses. O primeiro é Brhama, o deus da criação, da música e das canções. O segundo é Vishnu, o deus do amor, da união e da manutenção e o terceiro é Shiva, o deus da destruição e da renovação.


Ganesha é filho de Parvati, a deusa do amor, da beleza, da fertilidade e do casamento e de Shiva, o deus da destruição e da renovação.


Vamos conhecer a história do pequeno menino com cabeça de elefante.


Shiva sempre viajou muito para meditar e geralmente demorava muito para retornar. Em uma dessas viagens, a deusa Parvati resolveu criar a partir de barro e ervas um filho para fazer companhia e proteger o castelo de qualquer pessoa que tentasse entrar.


Com muito amor, Parvati modelou o pequeno menino e com um sopro lhe deu a vida. Colocou seu nome de Ganesha que é uma combinação das palavras em sânscrito Gana = multidão, exercito e Isha = senhor, significando Ganesha o senhor de todos os seres, o removedor de obstáculos.


Ganesha estava sempre alegre, era bondoso, vivia correndo, brincando e ajudando as pessoas pelo castelo. Porém um dia quando Parvati foi tomar seu banho sagrado e deixou seu filho tomando conta dos portões do castelo, algo terrível aconteceu.

Shiva não conhecia seu filho, pois passou muito tempo longe e quando chegou no castelo encontrou um garoto na porta que não deixou ele entrar. Furiosos e sem se reconhecerem como pai e filho, não entraram em acordo e Shiva com sua espada cortou a cabeça de Ganesha.


Parvati chegou correndo e ficou horrorizada com a cena e disse para Shiva que Ganesha era seu filho. Shiva pediu desculpa e como não poderia voltar no tempo disse que solucionaria o problema: ia sair e pegar a primeira cabeça de um ser vivo para colocar em seu filho.


Foi assim que Ganesha ganhou uma cabeça de elefante e voltou a vida, mas Parvati não conseguia aceitar que seu filho tão lindo e moldado por ela teria uma cabeça de elefante.

Recorreu aos outros dois deuses da trindade, Brahma e Vishnu e eles falaram que nada poderia ser desfeito, mas que poderiam dar à Ganesha poderes, para que ele se transformar em um deus muito querido por todos. Ganesha seria sempre reverenciado antes de todas as cerimônias religiosas, seria também aquele que destrói os obstáculos, aquele que traz fortuna.


E Parvati aceitou e acolheu seu filho amado com cabeça de elefante. Além da cabeça que representa a grande sabedoria e intelecto, ele tem outros símbolos, como:

Grande barriga: simboliza a paciência e a capacidade de digerir o bem e o mau ao longo da vida.


Única presa: Ganesha tem apenas uma das presas, pois a outra foi quebrada. Este símbolo representa a ideia dos sacrifícios que devem ser feitos para se atingir a felicidade.

Rato: este é o meio de transporte do Ganesha (vahana), que também representa a sabedoria, talento e inteligência, no sentido de investigar minuciosamente um assunto considerado difícil.


Quatro mãos: Em uma de suas mãos ele carrega uma corda (para carregar os devotos da verdade), uma machadinha em outra (para libertar seus devotos de apegos e vícios), tem um doce em uma das mãos (para gratificar os seus devotos por suas atividades espirituais) e suas quatro mãos estão sempre estendidas para abençoar as pessoas.


Seu mantra é Om Gam Ganapataye Namah que significa “eu Te saúdo, Senhor das tropas”.

Essa é a história do pequeno menino com cabeça de elefante, quatro braços e muita força, inteligência e generosidade.


Adaptação do livro Ganesh - O Grande Deus Hindu e do conto de Ganesha pelo Yoga com História.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page