O tempo que você passa com as crianças é de qualidade?


Estamos vivendo há alguns anos o turbilhão de informações e exposições virtuais o tempo todo, com isso, filtrar ou até mesmo se desligar um pouco é difícil.

Com o cenário atual de pandemia que estamos passando, mensurar e dedicar tempo de qualidade para as crianças vem sendo um desafio para muitas famílias.

Esse “tempo de qualidade” não tem uma regra exata, vai desde largar o celular e sentar no chão com as crianças e abrir a escuta sincera e dialogar com o universo infantil, até colocar os pés no chão e sentir a brisa do mar e o ar leve da natureza.

São infinitas as possibilidades e geralmente não requerem gastos financeiros e sim estabilidade emocional. Antes de achar que sentar no chão sem o celular e simplesmente empilhar objetos pelo prazer de derrubar tudo e começar de novo é uma tarefa impossível, se pergunte se você consegue dedicar tempo de qualidade pra você! Consegue soltar o celular e respirar por 2 minutos de forma consciente?


O “tempo de qualidade” com as crianças começa antes, começa com você! Se conseguir se sentir bem com sigo mesma por 2 minutos, provavelmente vai gostar de ficar 3 minutos adivinhando animais nas nuvens com as crianças (sem pensar no que vai fazer daqui 5 minutos e sem pensar que precisa responder um e-mail).


E sabemos o quanto é mágico dedicar “tempo de qualidade” para as crianças, em 2 minutos de brincar livre, você pode se conectar ainda mais com a sua intuição e respirar de forma mais leve!


Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a inserir esse tempo de qualidade na rotina com os pequenos, confira:


• Comece respirando todos os dias por 2 minutos de forma consciente! Isso vai te ajudar com a atenção plena no aqui e agora.

• Separe um momento do seu dia para de fato “sentar” no chão e brincar de “qualquer coisa com a criança”. Se precisar, faça um acordo com a criança e diga que quando o alarme despertar você vai precisar fazer x coisa, mas que antes o tempo é dela.

• Separe alguns animais (brinquedos que já tiver em casa) e brinque de imitar sons com as crianças. Vou deixar sugestões de posturas para praticar com as crianças!

• Pegue um livro e leia uma mini história ou crie uma história da sua cabeça. Isso estimula a criatividade sua e da criança!

• Se puder ter contato com a natureza, use e abuse disso. Mesmo que seja através da janela do apartamento para adivinhar algo nas nuvens, olhar a cor do céu, contemplar os raios de sol, a água da chuva ou o vento no rosto!


Esperamos que essas dicas possam ajudar a inserir um pouquinho mais de atenção plena na rotina que é tão agitada e adulta!


_imag. Gustavo Klimt

















1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo