Benefícios da respiração na prática de yoga para crianças

Durante a prática de yoga trabalhamos mente e corpo. Dentro desse sistema, existem oito ramificações, definidas de maneira lúdica no yoga para crianças como um polvo, por ter oito tentáculos. Entre essas ramificações está o Pranayama, que significa o controle da respiração.
Controlar a respiração é muito importante durante toda a nossa vida. Seja durante a infância, adolescência ou na fase adulta, essa prática auxilia a lidar com situação adversas e controlar as emoções. Por isso, o primeiro passo durante a prática de yoga é observar como respiramos. A respiração em sintonia com as posturas levam à consciência corporal e respiratória.
Em nosso cérebro, a área que controla a respiração é a mesma que conecta com as nossas emoções, por isso, a ligação é tão direta entre o que sentimos e como respiramos. Sendo assim, por que é importante que as crianças pratiquem a respiração durante a prática de yoga?
1. Para adquirir autoconhecimento e ter autocontrole
2. Acalmar em momentos de nervosismo ou agitação
3. Auxilia na hora de dormir
Para as crianças menores, uma das técnicas que utilizamos durante a prática para estar no momento presente e observar a respiração, é entender que o ar entra e sai “cheirando a flor e apagando a vela”. Depois, introduzimos as diversas respirações dos animais, como o som de “S” da cobra, de “ziii” da abelha, rapidinha do coelho, forte do leão e assim por diante.
Com os maiores, a partir de 6 anos, é praticado exercícios de respiração para aumentar a consciência respiratória por meio da respiração do balão, do quadrado mágico e respira pompom. Todos os exercícios são apresentados de forma lúdica e, desta forma, a criança aprende brincando o poder da respiração.
Se você sabe respirar, você consegue se manter no momento presente com mais facilidade e equilíbrio. Experimente!