A importância do contato com a natureza na infância
Em grandes metrópoles, as crianças não têm tanto contato com a natureza. Ficar próximo de pequenos animais como formigas, minhocas, tatu-bola, peixes e animais domésticos ajuda no desenvolvimento saudável e feliz das crianças.

Este contato estimula o entendimento do que é limpeza, diferenças de alimentação, moradia e hábitos. É muito importante que a natureza faça parte da vida diária da criança e que ela seja estimulada a contribuir e ser responsável pela manutenção e equilíbrio do meio ambiente.
Os benefícios são incríveis! Por meio desta prática, é possível alcançar bons sentimentos como calma, paciência, respeito, concentração, curiosidade, além de terem contato com o ar puro e também com o solo. Outros estímulos são incentivados como:
- Sensorial: Através de andar com o pé no chão, perceber as cores e as texturas, o cheiro das frutas, flores e plantas.
- Hábitos saudáveis: As crianças se sentem naturalmente mais livres, estimuladas a correr, brincar, assim movimentam o corpo e ganham consciência corporal.
- Entendimento do mundo: Com a natureza, as crianças entendem de onde vem os alimentos que comem, os ciclos existentes e que têm suas estações de plantio e colheita. Esse processo faz com que o entendimento do mundo se expanda.
- Acalma e tranquiliza: Seja uma criança ou adulto, uma coisa é certa: o contato com a natureza relaxa, acalma e recarrega as energias.
Experimente abraçar uma árvore por alguns minutos e observe a respiração, coloque os pés na terra ou olhe os desenhos que se formam nas nuvens, o resultado será calma e paz!