
3 dicas para praticar yoga com as crianças na Páscoa
Atualizado: 11 de abr. de 2021
A Páscoa é uma data muito lúdica para trabalharmos alguns temas com as crianças, desde sua tradução que significa “passagem”, inspirada na cultura judaica no Pessah uma festa que celebra a passagem do povo hebreu, até o sentido de transformação e renovação com o símbolo dos ovos. Mas a Páscoa também é comemorada em muitas outras culturas e cada uma tem um símbolo que representa essa data.
Selecionamos três sugestões para introduzir a prática do yoga na Páscoa com as crianças, de forma lúdica e divertida podemos fazer posturas com o coelho, estimular a atenção plena com atividades manuais e aprender sobre transformação e crescimento com o ciclo da vida, representada pela borboleta.
1. Brincando de coelho da Páscoa:
Imite o coelho deitado, pulando, correndo e invente histórias mágicas com as crianças. O coelho pode fazer uma corrida maluca para pegar cenouras na floresta por exemplo. Quais animais vocês vão encontrar nesse passeio encantado?
Aqui estimulamos a criatividade e a consciência corporal!

2. Caça aos ovos:
Selecione algumas posturas de yoga, lenço, pedrinhas, doce (se a criança puder consumir) e coloque dentro dos ovos mágicos. Esconda no jardim e brinque de caçar e descobrir o que tem dentro!
Aqui estimulamos as descobertas, consciência corporal, respiratória e a diversão em família!

3. Ciclo de transformação da borboleta:
Selecione elementos da natureza para criar o ciclo da transformação, crie os ovinhos, a lagarta, o casulo e a borboleta. Depois de produzir manualmente esses passos monte uma mandala ou um mobile e decore a sua casa.
Esses elementos também podem ser colocados em uma árvore para simbolizar também o processo de transformação.
Aqui estimulamos a atenção plena, coordenação motora e consciência dos processos da vida!
Esperamos que gostem dessas dicas e brinquem com as crianças, que a Páscoa seja uma passagem linda e calma e que cada vez mais os processos sejam acolhidos com amor.
Feliz Páscoa, Namastê!