Metodologia

Após especializações, desenvolvemos a metodologia baseada em cinco momentos importantes para associar os sentimentos e experiências com a prática do yoga para crianças de forma lúdica e divertida.

Os cinco passos são, conexão, posturas, diversão, respiração e relaxamento (meditação).

Nos conectamos através de círculos, sim a vida se move em círculos, as estações do ano, a terra e a lua, os dias e a noite, e até os nossos círculos de família, amigos, hormônios e percebemos que a vida é uma grande roda.

Nas aulas, o círculo é importante para todos serem vistos ao mesmo tempo e nos conectarmos na mensagem que somos todos iguais e não existe competição na prática de yoga.

As posturas são inseridas de forma lúdica e segura, envolve consciência corporal através dos limites individuais de cada criança. Através de cartas do yoga, livros, músicas, animais de pelúcia, entre outras ferramentas que usamos para exercitar o corpo e direcionar a energia da criança.

O terceiro passo é a diversão! As crianças são alegres e vibrantes e aprendem brincando com mais facilidade. Diversão não significa bagunça, as brincadeiras do yoga são personalizadas para que eles continuem aprendendo os princípios, como falar a verdade, não violência e não roubar, além de agitar o corpo e as risadas que fazem bem para a alma.

Respirar de forma consciente ajuda no controle da ansiedade, aumenta a concentração e estimula o equilíbrio emocional e físico. É nesse passo que inserimos as técnicas de respiração de forma lúdica para as crianças criarem consciência respiratória, levarem essa ferramenta para a vida e utilizarem em momentos de ansiedade, por exemplo. Então, cheire uma flor e apague uma vela!

E nosso último passo é a meditação com relaxamento. Nessa etapa, as crianças são direcionadas para a postura da estrela do mar o “shavasana” e deitados de forma confortável, aprendem a ficar quietinhos e escutarem a respiração, os pensamentos, o coração e com auxílio da respiração consciente eles acalmam o corpo e absorvem os benefícios da prática, restaurando a energia com tranquilidade. As meditações guiadas são as preferidas das crianças e ajudam também na rotina do sono.

Esses são os cinco passos e as aulas são personalizadas com base na faixa etária ou grupo, sempre seguindo os passos de Patanjali (                 )e preservando os valores éticos.

Conheça mais sobre as práticas de                             ,                            ,                                     e                             .